Pense Magro

O objetivo do projeto foi cumprir as 6 semanas de tarefas do livro:


Para Baixar o livro
Clique Aqui


Selinho de Participação: 


Conheçam as blogueiras que aderiram esse projeto: 

http://cottageregressiva.blogspot.com.br/
http://buscandoequilibrio.org
http://vievivi.blogspot.com.br/
http://emagrecimento-autoestima.blogspot.com.br/
http://mirellenovasformas.blogspot.com.br/
http://chardascinco.blogspot.com.br/
http://comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/
http://habitosparaumavidasaudavel.blogspot.com.br/
http://conteudoleve.blogspot.com.br/
http://maikeplanob.blogspot.com.br/
http://buscandomeucorpoperdido.blogspot.com.br/

Link's das Postagens:


Abaixo, segue o resumo das minhas tarefas. Você encontrará o link dos posts que fiz sobre as tarefas (onde terá as devidas explicações sobre cada uma delas) e também, meus cartões de enfrentamento:

Antes de iniciar as tarefas leia a introdução - Os passos para o projeto e Dicas para quem vai iniciar o projeto.

Tarefa 01 - Registre as vantagens de emagrecer (Post Aqui).













Tarefa 02 - Escolha 2 dietas razoáveis (Post Aqui)
Para compreender o método de reeducação alimentar que sigo, clique aqui.

Tarefa 03 - Sente-se para comer (Post Aqui)
Comer sentada e longe da TV e do computador não é uma opção pra mim. Porque se eu fizer isso, acabo comendo além do que deveria. E se eu quero ter sucesso no meu emagrecimento (e eu quero), deverei respeitar essa regra.

Tarefa 04 - Elogie-se (Post Aqui)
Já internalizei o auto-elogio. Em todos os sentidos... ao passar por um espelho, me olho, contemplo e elogio. Ao olhar uma foto minha que desagrade meu olhar, invés de criticá-la, encontro nela pontos positivos e elogio. Tenho elogios pra mim até no celular... além dos elogios, me dou os devidos créditos cada vez que eu tenho boas atitudes.

Tarefa 05 - Alimente-se devagar e conscientemente (Post Aqui)
Quando eu tiver vontade de comer depressa, irei parar imediatamente de comer, respirar, descansar os talheres no prato, me conscientizar de que preciso comer devagar e na próxima garfada, contar no mínimo 25 mastigadas. Comer depressa engorda! 

Tarefas 06 e 07 - Encontre um técnico de dieta e Organize seu ambiente (Post Aqui)
- Minha primeira técnica teve de deixar o posto por problemas pessoais, então, nomeei minha amiga e nutricionista, Patrícia. Ela está fazendo um excelente acompanhamento. Me orienta com a lista de compras, ideias de cardápios para a semana e acompanha meu quadro de emagrecimento. ;-)
- Após iniciar o #ProjetoMagrelete, planejamento e organização viraram prioridade na minha vida. Emagrecer envolve organização e, após meses 'batendo a cabeça', finalmente entendi o quanto a organização do ambiente é importante.

RESUMO EM VÍDEO (Post Aqui)


Tarefas 08 e 09 - Arrume tempo e energia e Escolha um plano de exercícios (Post Aqui)
- Planejar - Desenvolver - Controlar e Agir é contínuo! Cardápios, lista de compras, circuito de atividade física, atividades do lar, blog, mídias sociais, trabalho, vida social, etc... tudo isso demanda tempo e fôlego! E como motivação não se compra em farmácia, ando planejando as minhas tarefas com antecedência e procuro cumpri-las para que as mesmas não se acumulem. Tem dado certo.
- A prática de atividade física é muito importante na minha vida, porque depois que parei de fumar, sinto que a A.F. me faz ficar no eixo. Além disso, os resultados da rotina de exercícios, me motivam a persistir com disciplina na dieta. Minha rotina de treino está AQUI.

Tarefa 10 - Estabeleça metas realistas (Post Aqui)
Adoraria emagrecer 2 ou 3 kg por semana, mas a realidade é bem outra... aprendi que o emagrecimento saudável é varia entre 500 gramas à 1,2 kg por semana. Levando em consideração que meu organismo anda lento, tenho uma meta de 400 gramas por semana (com R.A.) e 1kg por semana (com dieta). Minha primeira meta de emagrecimento é pesar 78 kg até início de Dezembro de 2012. A segunda meta é chegar aos 65 kg até abril de 2013. E a meta final é chegar aos 58 kg até final de setembro de 2013. Isso dá um total de 25 quilos em 9 meses. Ou seja devo emagrecer o mínimo 2,5kg por mês até lá. Uma meta super possível de cumprir ;-)

Tarefa 11 - Diferencie fome, vontade e desejo incontrolável de comer (Post Aqui)
Já consigo me controlar bem. Consigo identificar facilmente quando estou com fome física ou fome psicológica... Para quem não sabe identificar ainda, segue dicas na imagem ao lado...

Tarefa 12 - Pratique a tolerância à fome (Post Aqui)
Estou praticando o contrário: comer com horário regrado, porque após almoçar, não tenho muito apetite e se deixar, fico mais de 6h sem comer :-(

Tarefa 13 - Supere o desejo incontrolável por comida (Post Aqui)
Essa tarefa é bem difícil de cumprir quando se trata de doces... geralmente eu não tenho vontade de comer doce, tenho agonia, êxtase... é uma sensação quase vital (aff).

Tarefa 14 - Planeje o dia de amanhã (Post Aqui)
Estou planejando o dia seguinte e pré agendo a semana para facilitar... está sendo muito bom. Me sinto mais organizada :)

Tarefa 15 - Monitore sua alimentação (Post Aqui)
Com minha adesão ao sistema PDCA, essa tarefa ficou super simples! Fotografo tudo o que eu como, para anotar depois e assim, ter um controle. Uso caderno e planilha para fazer minhas anotações de treino e alimentação. Quem não anota, se sabota! Fica a Dica.

Tarefa 16 - Elimine a alimentação não-planejada (Post Aqui)
Estou conseguindo me conter. Deixar as refeições semi prontas e organizadas, ajudam a não comer coisas fora do planejado. Nos finais de semana fico mais permissiva, porém, com muito bom senso. Veja as minhas dicas AQUI.

Tarefa 17 - Acabe com os excessos alimentares (Post Aqui)
Magro não repete! Salvo, raríssimas exceções, como o meu cunhado que é magérrimo mesmo comendo feito um dragão (ele deve ter uma anaconda na barriga, sério... passo mal de ver ele comer). Mas o negócio é o seguinte: cheguei a conclusão de que Magro NÃO repete, após fazer um teste proposto pela minha amiga nutri: Ficar observando comportamento social de pessoas magras autênticas em festas e restaurantes. Não deu outra! Dificilmente se vê um magro repetindo prato ou fazendo prato de 'pedreiro'. 
Não repito mais e cuido das minhas porções. Ficar magra é muito mais importante pra mim, do que o prazer momentâneo da gula.

Tarefa 18 - Modifique sua definição de saciedade (Post Aqui)
Essa tarefa é quase impossível de cumprir, quando envolve alimentos que me causam compulsão: chocolate, torta, bolo e batata frita - se eu comer um pedaço, não consigo parar na saciedade. Haja policiamento, viu? 
Quando eu reconhecer a sensação normal de saciedade, irei: Parar de comer imediatamente. Lembrarei que comer além da saciedade fez com que eu ficasse obesa!
Com os outros alimentos, beleza. Mas com os citados acima, nem meu cartão de enfrentamento me salva, por isso, evito ao máximo!

Tarefa 19 - Pare de se enganar (Post Aqui)
Eu já estou bem consciente em relação às coisas com as quais me sabotava. As vezes ainda me pego tentando sabotar, mas assim que percebo - paro, respiro e mudo o foco.


Tarefas 20 e 21 - Volte aos trilhos e  Prepare-se para se pesar (Post Aqui)- Já consigo retomar a RA após um deslize. Antes eu aproveitava um deslize para comer mais e voltava apenas no dia seguinte. Hoje em dia não faço mais isso... assim que percebo o deslize, paro a retomo imediatamente. 
- Minha pesagem acontece todas as sextas-feiras pela manhã, na minha balança digital. Costumo pesar sempre no mesmo horário, descalça e sem roupa. Tiro fotos de todas as minhas pesagens. Breve faço as montagens com os pesos e disponibilizarei na aba de evolução.

Tarefa 22 - Diga “paciência”  para a decepção (Post Aqui)
Ando praticando bastante o - "Paciência!" - Dá raiva, mas funciona.

Tarefa 23 - Acabe com a síndrome da injustiça (Post Aqui)
É impossível não sentir a sensação de injustiça de vez em quando... principalmente quando eu saio com os amigos e não posso comer ou beber o mesmo que eles. É bem difícil. Mas ai, me utilizo do exercício anterior: "Paciência!" - e acaba ficando tudo bem. Porque juntamente com o "Paciência", há um sub-texto interior que grita o tempo todo: "ser magra é mais importante!"

Tarefa 24 - Saiba lidar com o desânimo (Post Aqui)
Ler meus cartões de vantagens de emagrecer, ver vídeos motivacionais, ver minhas fotos de "antes e depois", me imaginar magra, etc... tudo isso me ajuda a motivar e reanimar. Infelizmente não há uma fórmula mágica para conquistar ânimo, força de vontade, determinação, motivação, enfim... nada disso vende em farmácia. Então, você terá de descobrir o seu caminho sozinha.

Tarefas 25 e 26 - Identifique pensamentos sabotadores e Reconheça os erros cognitivos (Post Aqui)
- O livro descreve muitos pensamentos sabotadores que temos ou tivemos... Tenho a impressão de que esse trabalho será uma eterna vigilância.
- Dos erros cognitivos apresentados no livro, o que mais me pega, ainda é pensar no julgamento alheio. Não sei lidar com isso ainda :-(

Tarefa 27 - Domine a técnica das 7 perguntas (Post Aqui)
1- Que tipo de erro cognitivo estou cometendo?
2- Qual a evidência de que esse pensamento não seja verdadeiro OU pelo menos, não seja totalmente verdadeiro?
3- Existe uma explicação alternativa ou outra maneira de ver esta situação?
4- Qual o resultado mais realista para esta situação?
5- Qual é o efeito de acreditar neste pensamento e qual seria o efeito de acreditar em um pensamento diferente?
6- 0 que eu diria (a um amigo ou membro da família) se eles estivessem nesta mesma situação e tivessem os mesmos pensamentos?
7- 0 que devo fazer agora?

Tarefa 28 - Prepare-se para pesar (Post Aqui)
Idem à tarefa 21 (acima).

Tarefa 29 - Resista à quem insiste para você comer (Post Aqui)
Geralmente quem insiste são as avós do meu marido ou minha mãe... minha mamis tem 70 anos. Para ela, esse negócio de dieta é neurose. E além do mais, nunca estou gorda para a minha mãe ^^
Mas aprendi a lidar bem com elas: Minto que não estou com o estômago muito bom e levo um pedacinho pra casa (assim, não magoa elas e não engordo também). Quanto as outras pessoas, o “Não obrigada, estou satisfeita” - na maioria dos casos, já basta. Meus amigos todos sabem que estou em R.A. e graças a Deus me compreendem ;-)

Tarefa 30 - Mantenha o controle quando estiver comendo fora (Post Aqui)Com o planejamento alimentar, procuro sempre me organizar para quando vou sair... como antes ou, dependendo, levo meus lanchinhos/fruta ou shake. Em caso de sair para jantar, procuro verificar o cardápio online do local e escolher o que vou comer com antecedência.

Tarefa 31 - Decida sobre bebidas alcoólicas (Post Aqui)
Não bebo mais. Exceto em ocasiões especiais e não ultrapassa uma taça de vinho ou no máximo, 2 latinhas de cerveja. Obs.: E só faço isso 1 vez na semana.

Tarefa 32 - Prepare-se para viajar (Post Aqui)
Como não fui viajar enquanto estava fazendo esse projeto, não pude experienciar nada ainda. Mas, o post tá show! Peguei um exemplo de uma das pessoas mais organizada que conheço. Leia o post. ;-)

Tarefas 33, 34 e 35 - Acabe com a alimentação emocional, Resolva os problemas e Prepare-se para pesar (again) (Post Aqui)
- Já consigo me conscientizar quando é fome emocional ou psicológica. Por isso, driblo muito bem a alimentação emocional (salvo época de TPM, que fica mais difícil perceber). Mas nada que a leitura dos cartões de enfrentamento não ajudem... :)
- Aprendi a não me estressar com problemas que não dependem de mim para serem resolvidos.
- Pesagem já foi comentado nas tarefas 21 e 28.

Tarefa 36 - Acredite em você (Post Aqui)


Tarefa 37 - Reduza o estresse (Post Aqui)
Além da prática da meditação, a atividade física regular, tem me ajudado muito nesse sentido.

Tarefa 38 - Aprenda a lidar com o platô (Post Aqui)
Estou atualmente com o processo super lento da perda de peso e por isso, a estratégia será começar uma dieta à base de proteínas - para dar um choque no meu organismo e ele continuar emagrecendo como antes.

Tarefa 39 - Mantenha os exercícios (Post Aqui)
Até o mês de abril, a academia é garantida. Quando acabar o plano, pretendo continuar. Atividade física já faz parte da minha rotina e eu gosto muito.

Tarefa 40 - Enriqueça sua vida (Post Aqui)
A obesidade me ensinou uma série de coisas: a ser mais humilde, a olhar as pessoas por dentro, a não julgar, a querer ser melhor, a querer fazer o bem com mais afinco que antes, a me dedicar ainda mais às causas voluntárias, dentre outras coisas... me sinto um ser humano melhor e jamais vou lamentar ter passado por isso. Compreendo hoje, que deveria passar por isso e agradeço pela oportunidade de compreensão e mudança.

Tarefa 41 - Faça uma nova lista de tarefas (Post Aqui)
A lista permanecerá a mesma, porém, acrescentarei:
  • Planejamento,
  • Relatório,
  • Controle semanal,
  • Anti-procrastinação,
  • Análise de resultados,
  • Plano de ação (quando necessário).

Tarefa 42 - Pratique, pratique, pratique (Post em breve).

Principais Cartões de Enfrentamento (clique na imagem para ampliar).





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...